Entrevista com Francinildo Sena - criador do Crânio!

por Gabriel Rocha

Importante figura do cenário independente, além de criar bons personagens, Francinildo Sena também é o responsável pela manutenção da memória dos heróis nacionais de ontem e de hoje, editados em Heróis Brazucas, seu fanzine mensal.

Crânio na bela arte de Cortizo.1- Gosto de começar as entrevistas pedindo ao entrevistado que faça uma breve apresentação. Fale um pouco quem é Francinildo Sena e quando começou seu envolvimento com quadrinhos?

Sou um cara simples que gosta de ler e produzir quadrinhos apenas por hoby e amor a nona arte. Sou servidor público da secretaria de saúde do RN.

2- Quando você começou a gostar de quadrinhos? Essa paixão nasceu cedo em você?

Eu tinha mais ou menos uns 11 anos quando comecei a ler HQs. Minhas primeiras leituras foram revistinhas da Mônica e do Zé Carioca.

3- Fale um pouco sobre como foi a sua transição de leitor para criador. Como foi o surgimento do impulso criativo em você?

Foi quando conheci um amigo, Antonio Gabriel. Ele gostava de desenhar e eu de escrever e então tivemos a idéia de fazer uma HQ. Depois disso tomei gosto pela coisa.

4- Conte qual foi sua primeira experiência com a produção de fanzines. Foi uma experiência positiva? Como você avalia essa experiência inicial com a produção de fanzines?

Meu primeiro fanzine foi um chamado MINI-HQ e foi nele que publiquei a primeira HQ do CRÂNIO desenhada pelo ANTONIO GABRIEL. Se chamava "DECADÊNCIA". O GILBERTO BORBA redesenhou essa HQ a algum tempo e eu até já republiquei em CRÂNIO Nº1.

5- Quais gêneros de HQ que já produziu (aventura, ficção, erótico, super-heróis, etc)? E dentre eles existe algum que seja seu preferido no momento de escrever?

O único gênero que nunca escrevi até agora foi o erótico. Não porque não goste, mas porque me dedico mais a escrever o CRÂNIO que atinge diversas faixas etárias. Não tenho como negar que o meu gênero preferido é o de Super-Heróis.

6- Fora os fanzines editados por você, onde mais saíram seus quadrinhos?

Saíram HQs do CRÂNIO no zine IMPACTO (editado por você) QUADRO NEGRO de Chagas e Assis Lima, VOYEUR de Michele Domit, CABAL de Clodoaldo Cruz e na revista BRADO RETUMBANTE.

Heróis Brazucas 017- Quando você começou a editar o fanzine Heróis Brazucas? Quais os objetivos em se editar um fanzine de heróis nacionais?    

No inicio meu objetivo era uma revistinha. Houve até promessas de patrocínio que deu em nada, então resolvi lançar o fanzine. Meu objertivo principal era levar ao conhecimento dos fãs de HQs que temos criações bem legais e que tudo não se resume a MARVEL e DC.

8- Em sua opinião os objetivos do fanzine Heróis Brazucas foram atingidos?

Bom...o HB teve e continua tendo uma boa receptividade e por isso acho que aos poucos estamos chegando ao objetivo, mas sou realista e acredito que ainda estamos distante de alcançar o nosso objetivo totalmente.

9- Quais personagens nacionais já passaram pelas páginas do zine Heróis Brazucas até agora?

Cara, o HB já está no N°46 e foram tantos os personagens que passaram por ele que não me recordo de todos no momento mas, nomes como: VELTA, REDENTOR, LAGARTO NEGRO, RAIO NEGRO, JUDOKA, MILAR, CRÂNIO, FANTAR, ESCORPIÃO, CARRASCO, CACHORRO DE RUA. São muitos e eu levaria tempo para enumerá-los.

10- Quais novidades podemos esperar para as próximas edições de Heróis Brazucas? Existe algo especial planejado para comemorar a edição de número 50?

Tenho bastante material bom para o HB.Tenho intenção de fazer algo especial para o N°50 mas, vamos ver se as condições tornarão isso possível.

11- Você já chegou a ingressar no mercado profissional? Tem interesse em transformar seus fanzines em revistas de banca?

Não. Faço meus fanzines apenas por hoby e estou satisfeito com os resultados, mas se um dia pintar uma oportunidade é que tentarei dar o melhor e mim.

12- De onde vem sua inspiração para escrever? Você usa alguma técnica especial para elaborar seus roteiros? Alguma influência em especial?

Posso dizer que minha influências foi os roteiros de Marv Wolfman em Titãs. Não tenho uma técnica para escrever. Começo escrevendo e as idéias vão fluindo.

13- Você escreve roteiros para outras mídias além dos quadrinhos? Tem vontade de escrever para alguma mídia em especial (teatro, cinema, TV, literatura, etc.)?

Sou escrevi mesmo roteiros para HQs e sinceramente nunca pensei em escrever pra outro tipo de mídia.

14- Na sua visão, como deve ser a relação ideal de trabalho entre o roteirista e o desenhista, durante a produção de uma HQ?

Deve haver entrosamento e contato entre os dois.Quando alguém está desenhando alguma HQ do CRÂNIO estou sempre em contato e aceitando as sugestões feitas. Duas cabeças pensam melhor que uma.

15- Como é trabalhar com personagens e criações de terceiros? Existe alguma preferência sua em relação ao trabalho com personagens e criações de terceiros? Comente um pouco sobre seu trabalho nesse sentido.

Não tenho preferência por esse ou aquele personagem. Estou sempre pronto a colaborar com os amigos como colaboram comigo.

16- Conte como foi sua experiência ao escrever HQs com o Lagarto Negro? Quais HQs já realizou com ele? Comente um pouco sobre sua visão pessoal para o personagem.

Sem bajulação acho o Lagarto Negro um dos melhores personagens Brazucas. O universo criado para ele é bem realista. Lembro que escrevi dois roteiros com ele, mas não sei se foram desenhados. Poderia me informar isso?

obs.: Na verdade são três roteiros, muito bons! Um é "A incógnita dos sicários”, o segundo "Lagarto Negro x Crânio” e o terceiro separei para um colaborador e extraviou. Estou tentando localizar. Ainda não foram desenhados, mas minha idéia é este ano mover esforços para recuperar todo que estiver relacionado ao personagem. Essas entrevistas fazem parte deste esforço!

17- Existe algum plano para recuperar e levar adiante a HQ do encontro entre Crânio e Lagarto Negro?

Não lembro a qual HQ se refere, mas um encontro entre os dois é sempre muito bem vindo. Falando nisso eles se encontrarão ao lado do Cometa na revista do COMETA N°7 a ser lançada este ano. 

18- Heróis Brazucas número 1 publicou o Lagarto Negro em suas páginas! Houve algum motivo especial na escolha do personagem para estréia do fanzine?

Sim. Lancei o HB inspirado na revista IMPACTO FB. O Lagarto Negro era um dos principais do mix da revista e estava em evidência.

Cooperativa Brado Retumbante19- Dos personagens que selecionei para a revista Impacto Fabricado no Brasil, o Crânio é o único que não foi publicado, pois a revista foi brutalmente interrompida pouco antes. No entanto não lhe faltaram novas oportunidades! Como surgiu a proposta para publicação na revista independente Brado Retumbante?

Foi o Erick Lustosa que me lançou o convite. Como era uma oportunidade de levar o CRÂNIO para um número maior de leitores, aceitei de imediato.

20- Como você avalia a atuação da Brado Retumbante em relação ao mercado editorial nacional de quadrinhos? Quais as expectativas do grupo que edita a revista em relação e este mercado?

Pra mim foi muito positivo. Sabemos que quadrinhos Nacionais ainda são discriminados, mas aos poucos isso está mudando. Não faço mais parte da BRADO mas, ouvi dizer que o grupo REVERBO vai levar a revista adiante.

21- Existe algum tipo de empecilho externo impedindo o desenvolvimento da iniciativa da Brado Retumbante?

Não saberia lhe responder essa pergunta, pois toda  a parte de distribuição e vendas ficavam por conta do Léo Santana.

22- Como tem sido a receptividade dos leitores em relação ao seu trabalho com o crânio?

Graças a Deus muito boa. O CRÂNIO tem muitos admiradores. Tem muita gente que conhece o CRÂNIO e nunca ouviram falar de mim. A criatura supera o criador.

23- A opinião dos leitores influência muito nas suas decisões como autor? Como é lidar com a opinião dos leitores?

Claro que sim. Recebo muitas opiniões e quando vejo que estão certos tento adaptá-las.

24- Quando foi criado o Crânio? Fale um pouco sobre o processo criativo do personagem e sua evolução ao longo dos anos!

Criei o CRÂNIO para fazer parte de um grupo chamado ESQUADRÃO UNIVERSAL. Fizemos (o ANTONIO GABRIEL e eu) apenas uma HQ. Quando resolvi dar continuidade a ele em HQs solo percebi que tinha sido o único a não ter falas e optei por mantê-lo mudo. (pelo menos na terra pois no planeta dele Stron. Ele falava) De lá prá ele evoluiu muito e hoje continua firme.

25- Além do Gilberto Borba e do Marc Novoselic, quem mais já colaborou com as HQs do Crânio?  Foram muitos: Orlando Maro, Paulo Sbragi, Alcione, Rodrigo Fernandes, Elton Brunetti, Marcelo Salaza, Joe Nunes, Edivaldo Pessoa e muitos outros que não me recordo agora.

26- O Crânio é sua criação mais difundida. Fale um pouco sobre seus outros trabalhos.

Além do CRÂNIO tenho também o CARA DE GATO que criei em parceria com o Marcelo Salaza. Ele inclusive participou da HQ do CRÂNIO na BRADO N°4 e muito em breve fará parte de um arco do CRÂNIO em 3 partes que está sendo desenhado pelo Novoselic.

27- Como devem proceder aqueles que estiverem interessados em conhecer melhor o seu trabalho? Onde podemos encontrar as HQs de sua autoria?

A quem interesar pode entrar em contato comigo por carta para: Rua Des. Hemetério Fernandes, n°231; Pau dos Ferros-RN; Cep:59900-000; ou por E-Mail Para FSCRANIO20@YAHOO.COM.BR . HQs minhas são encontradas nos zines HEROIS BRAZUCAS e principalmente no zine do CRÂNIO.

28- Muito obrigado pela entrevista, e por emprestar um pouco do seu talento como escritor para as HQs do Lagarto Negro! Quer deixar algum recado especial para os leitores?

Eu é que agradeço pelo espaço. Pessoal vamos valorizar nossos artistas e nossa arte. Vamos valorizar a HQB.

Veja o Crânio, personagem de Francinildo Sena, na arte de Gilberto Borba e cores por Gabriel Rocha: http://fotolog.terra.com.br/lagartonegro:15

 

Free Web Hosting