O orkut é um espaço interessante. Passou por muitas transformações ao longo dos anos até se tornar o que é hoje. Ainda lembro quando as maiores comunidades brasileiras não tinham mais de 400 pessoas, e hoje vejo essas mesmas comunidades contando com mais de 150.000 participantes.
Ao longo do tempo fui registrando minhas mudanças de opinião nas diversas comunidades do orkut. Em meio a muita bobagem e opiniões truncadas, separei algumas coisas que gostaria de reproduzir aqui:
Existe união dos quadrinistas nacionais?
03/08/08 - Eu acho que existe união sim.
Basta saber onde encontrá-la! Pode bem não estar em
todos os lugares, mas existe sim!
Cheguei a abandonar completamente o Lagarto Negro por alguns anos, mas foram os e-mails de apoio e incentivo que me fizeram retomar os trabalhos em forma de site.
Retomados os contatos passei a tentar recuperar os trabalhos antigos (ainda tento recuperar alguns) e hoje o personagem existe apenas pelo esforço de pessoas como Joelmo Machado, Augusto César, Samicler Gonçalves, Nando Alves, Francinildo Sena, Marcos Franco, Marcio Sennes, Daniel Gonçalves, Gilberto Borba, Miguel Rude, Eleninton Freitas, o pessoal da Central de Quadrinhos, e agora a iniciativa do Lucasi com o pessoal da HQ Nado:
http://fotolog.terra.com.br/radicallog
Valeu Lucasi!!!
Estou deixando de falar de um montão de gente, tem mais gente aí sim, não dá pra citar todo mundo, minha memória caduca!!! Quem faz o Lagarto Negro são eles, o personagem é deles, é esse povo que dá vida ao personagem. Já existem mais páginas da iniciativa e autoria de pessoas que curtem o personagem do que trabalhos produzidos por minhas mãos. Acho isso fantástico!
Não tenho mais controle sobre a existência do personagem. Acho até que nunca tive! Parece que ele vive por conta própria, é até engraçado! Tudo isso é maravilhoso, e motivo de muito orgulho, pois não criei o personagem para mofar na gaveta, lugar de onde ele saiu por conta própria.
Posso dizer que Lagarto Negro existe hoje devido a essa união informal que há entre os quadrinistas nacionais.
Os Heróis brasileiros são realmente originais?
16/04/08 – Originalidade é grandeza relativa e não absoluta.
Originalidade quando mal sucedida não garante sucesso. Na mesma medida, o não original, mas bem trabalhado, pode ser sucesso garantido.
O que os personagens "Super-Heróis Brasileiros" não possuem é investimento. Trabalho de qualidade leva tempo para ser feito, e tempo é dinheiro!
Por favor, não vamos confundir originalidade com eficiência, originalidade com qualidade, ou mesmo originalidade com sucesso.
O mais difícil não é ser original, e sim quebrar o condicionamento.
A luta por espaço dos "Super-Heróis Brasileiros" é legítima.