Uma breve apresentação

Por: Gabriel Rocha

Lagarto Negro é um personagem brasileiro pertencente ao gênero dos super-heróis. Foi criado pelo advogado Gabriel Rocha em 1998, quando ainda estudante, para inaugurar a reestreia da publicação em formato fanzine chamada IMPACTO.

Em 2018, o personagem Lagarto Negro comemora 20 anos de publicação. Desde então, o super-herói brasileiro tem sido publicado em parceria com muitas editoras nacionais, ente elas, destacamos a passagem pela Universo Editora de Publicações Independentes, a Júpiter II, PADA – Produtora Artística de Desenhistas Associados, SG Arte Visual, Syndicate Ink, AQL – Associação dos Quadrinhistas de Londrina, e Kan Editora.

Ao longo do tempo, o personagem participou também de diversos encontros de heróis promovidos por autores independentes. A primeira destas grandes reuniões de personagens chama-se HERÓIS NA BERLINDA, e foi publicada no fanzine MIX HERÓI em maio do ano 2000. Ainda no ano 2000, o Lagarto Negro participou também da saga CAMPO DE BATALHA, material escrito por Francinildo Sena e desenhado por Marcelo Salaza. No final de 2014, o Lagarto Negro esteve presente, ao lado de outros 20 personagens, no projeto ÁLBUM DQB - HERÓIS BRASILEIROS: A ORDEM. Este projeto resultou na impressão do álbum PROTOCOLO: A ORDEM, vencedor das premiações 1º Prêmio ABRAHQ 2015, e o 33º Troféu Angelo Agostini. O personagem participa também da aventura A GUERRA CÓSMICA DOS SUPER-HERÓIS BRASILEIROS.

Atualmente, o Lagarto Negro é publicado pela Editora Kimera em duas edições de grande qualidade editorial: LAGARTO NEGRO ESPECIAL, e está presente também no mais recente grande encontro de super-heróis nacionais, a edição ALFA - A PRIMEIRA ORDEM. Ainda para 2018, fazendo parte das comemorações de 20 anos do personagem, o Lagarto Negro estará sendo publicado na Argentina, através da UMC COMICS, ao lado do herói local SOL DE PLATA.

Estão em andamento os projetos com a participação do personagem nas histórias em quadrinhos coletivas chamadas: PROJETO EPOPEIA; FORÇA EXTREMA; MUNDOS COLIDEM; e FÁBRICA DE MONSTROS.

2018 também marca a diversificação do personagem, que ganha sua primeira versão em games para desktop e celulares. O game segue um estilo adventure com RPG e exploração, totalmente desenvolvido pelo projetista Inde Adilton Ribeiro, e estará entrando em distribuição para vendas eletrônicas em breve. Lagarto Negro também conta com um acordo de parceria com a empresa Æsyr Customs para produção de estatuetas do herói. Possui um contrato com a Universo BR para venda de imagens em itens colecionáveis. O personagem está atualmente em negociação para dublagem de suas aventuram para o formato audiobook.

Em termos de popularidade, segundo o aplicativo da rede social, as publicações do criador do Lagarto Negro no Facebook atingiram recentemente a marca de 50.000 curtidas.

Magnífica arte de Helcio Rogério!