Lagarto Negro em livro de Roberto Guedes

por Gabriel Rocha

Capa do livro: A Saga dos Super-Heróis Brasileiros

É garimpando que aparece, mas é verdade, está lá! O Lagarto Negro recebe uma tímida referência no livro A saga dos Super-Heróis Brasileiros, de Roberto Guedes.

O livro editado pela editora Opera Graphica no outono de 2005, tem em sua capa uma ilustração do mestre Mozart Couto com diversos super-heróis brasileiros em ação. Dentre eles estão os famosos Capitão Sete, o herói do canal 7 nos idos dos anos 50; Raio Negro do mestre Gedeone Malagola; e Velta, a carismática criação de Emir Ribeiro. Mas o Lagarto Negro mesmo está escondidinho lá dentro. :)

Com o título de "Espírito de Trincheira", o capítulo 6 narra o avanço do movimento fanzineiro no Brasil. Na página 78 estão citados os heróis Lagarto Negro e Metatron, ambos de autoria de Gabriel Rocha para o extinto fanzine Impacto. Mais adiante o livro apresenta uma galeria de capas, onde surge a também extinta revista independente Impacto Fabricado no Brasil nº1. Essa surpresa deixa o livro com um sabor especial!

A saga dos Super-Heróis Brasileiros é não só um resgate da memória dos personagens do gênero dos super-heróis nos quadrinhos brasileiros, como também um importante referencial histórico para um capítulo da história das histórias em quadrinhos no Brasil. Não pela citação ao Lagarto Negro, mas sim pela realização do trabalho em si. O livro é bom e tem informações muito interessantes, que certamente agradará aos fãs de quadrinhos que buscam por mais informação.

Confira informações sobre o livro no site da editora: http://www.operagraphica.com.br/a_catalogo/a_cat_odoc_03.htm