Nova edição com Lagarto Negro

06/07/07 - por Gabriel Rocha

O mês de julho trás o Lagarto Negro de volta para as páginas do fanzine Heróis Brazucas, que reúne mensalmente uma grande diversidade de histórias em quadrinhos com os super-heróis nacionais. O fanzine nasceu no ano de 2000, e é editado por Francinildo Sena, o criador do personagem Crânio.

A parceria com o fanzine é antiga, o primeiro número do Heróis Brazucas já trazia o Lagarto Negro em suas páginas. De lá para cá o Lagarto Negro já esteve presente em 10% das edições. A edição atual é a de número 49 e trás a HQ “Vítimas do Sistema”, com o Lagarto Negro.




Curiosidades que envolvem a elaboração dessa curta HQ:

A HQ “Vítimas do Sistema” tem roteiro de Antônio Melo, e foi originalmente escrita para o personagem Homem-de-Preto, de Emir Ribeiro. A história foi adaptada para o Lagarto Negro, levando em consideração as diferenças entre os dois personagens. Após a adaptação a história tinha 8 páginas e estava programada para sair no número 2 da revista Impacto Fabricado no Brasil.

Tudo estava indo bem, e já tinha os desenhos de “Vítimas do Sistema” prontos até a página 4, quando soube que outra HQ, a do Lobo Guará, estava com suas 5 páginas inacabadas e sem qualquer perspectiva de término devido a uma série de trapalhadas que envolviam sua produção.

Com os prazos apertados, a solução que encontrei foi condensar cinco páginas de “Vítimas do Sistema” em duas, para poder usá-la no lugar da HQ faltosa. Aproveitei as 3 primeiras páginas prontas, mas tive que refazer a página 4 e concluir tudo na página 5. Assim a HQ foi adiantada para o número 1 da Impacto Fabricado no Brasil. Não foi fácil e muito do bom trabalho do Antônio Melo sofreu com isso.

Mais tarde o artista Elton Brunetti salvou o Lobo Guará das estranhas atrapalhadas que envolveram aquelas primeiras 5 páginas, perdidas para sempre em meio a tanto rolo. Coisas estranhas continuaram a acontecer com o Lobo Guará, mas isso já é outra história.

Heróis Brazucas nº49 é impressa em preto e branco no formato A4 (14,5 x 21 cm ) e custa R$ 4,00, com as despesas de correio inclusas. Os pedidos podem ser feitos pelo correio para: Rua Desembargador Hemetério Fernandes, 231 - CEP 59900-000 - Pau dos Ferros-RN ou pelo e-mail fscranio20@yahoo.com.br

Entrevista com Francinildo Sena - o criador do Crânio!
Impacto Fabricado no Brasil - no Guia dos Quadrinhos