Metatron – 15 anos

10/12/09 - por Gabriel Rocha

Em dezembro de 1994 nascia a minha primeira iniciativa no sentido de realizar um lançamento de quadrinhos com heróis nacionais. Na verdade a iniciativa era uma parceira, ou sociedade, ou associação entre três amigos que na época compartilhavam o mesmo interesse.

Uma tiragem de 3.000 exemplares circulou por lanchonetes, locadoras, escolas do segundo grau, e entre balcões de diversos tipos de comércio dos bairros da cidade de Niterói. A idéia era difundir a leitura de quadrinhos, através da distribuição gratuita, e formar um público para nossos trabalhos de iniciantes.

Funcionou muito bem por três meses, mas se extinguiu prematuramente (pelo menos em minha opinião) por questões de adversidade. Agora 15 anos se passaram, chegando o momento de difundir mais uma vez esse trabalho amador que é uma das influências diretas para o visual do Lagarto Negro.

Não vou pedir que desculpem o aspecto tosco e amarelado do scan, pois é justamente esse efeito da passagem do tempo que busco transmitir, afinal já se passaram 15 anos e a novidade se desfez com a idade.

“Uma discussão prolongada significa que ambas as partes estão erradas.”
Voltaire

A minha intenção a respeito do texto final não é iniciar brigas e desavenças com quem quer que pense diferente do que escrevi. Estou apenas expondo o meu ponto de vista a respeito de algumas discussões comuns ao meio independente. São debates importantes e há muita gente bem intencionada envolvida.

Meu posicionamento é em defesa de quem está produzindo. Acredito mais no trabalho e evolução gradual das atividades de iniciativa própria do que em promessas de milagres econômicos instantâneos, porque sei qual das duas apresenta resultado.

Segue o link para baixar o PDF do velho fanzine, que responde fielmente ao chamado para a batalha:
http://www.4shared.com/file/167345434/afd59800/fanzineIMPACTO_00.html