Uma trajetória virtual

26/05/13 - por Gabriel Rocha

A página do Lagarto Negro na internet teve seu início ainda no final do século passado, hospedada gratuitamente no servidor do HPG.com.br (Home Page Grátis). Na época, o HPG era um verdadeiro laboratório experimental para todos que buscavam explorar esta nova fronteira chamada internet.

Em pouco tempo as limitações impostas pelo serviço gratuito do HPG se traduziram na necessidade de migrar para um serviço de hospedagem profissional. Um amigo, o jornalista Alexandre Fontoura (ao qual dedico um agradecimento especial), me ajudou com as formalidades de registro do domínio lagartonegro.com.br, e logo em seguida a página sofreu sua primeira reestruturação.


Lagarto Negro em 2000

A página ganhou um aspecto inspirado na estética dos fanzines. Um visual mais enxuto, em relação ao abuso do uso de truques gráficos que dominavam a primeira versão desta página ainda nos dias de HPG. O conteúdo ficou mais variado, em relação a eclética primeira versão.


Lagarto Negro em 2003

A terceira encarnação visual trouxe um pouco mais de ação para a página, com a quebra da rigidez visual da predominância do branco. Foi um trabalho elogiado e serviu de portfólio para angariar outros trabalhos profissionais. Finalmente a finalidade de reunir informações relacionadas ao personagem surge definida para esta versão.


Lagarto Negro em 2006

Em seguida, a página do Lagarto Negro ganha um aspecto mais soturno. Muitos elementos das versões anteriores foram descartados e transferidos para um blog – hospedado em blogspot.com.br.


Lagarto Negro em 2010

A página atual é um ponto de partida, busca interagir com outras ferramentas de divulgação do personagem, seja a rede social do Facebook.com, o próprio blog - citado anteriormente, ou páginas de amigos que publicam e divulgam quadrinhos do Lagarto Negro. Agora mantenho um foco maior nos diversos lançamentos, mas sem perder o vínculo com a atividade de reunir e divulgar informações sobre esse nosso super-herói brasileiro!


Lagarto Negro em 2013

Agradeço a você que teve curiosidade e paciência de acompanhar esta jornada ao longo do tempo, e a todos que participaram, de uma forma ou de outra, da sua realização.