Dia do Quadrinho Nacional

26/05/11 - por Gabriel Rocha

Angelo AgostiniEm 1984 foi criado o Dia do Quadrinho Nacional, comemorado desde então sempre no dia 30 de Janeiro. A data marca a primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, ocorrida no ano de 1869, pelo pioneiro da linguagem dos quadrinhos Angelo Agostini. A iniciativa é atribuída à Associação dos Cartunistas de São Paulo (AQC-SP).

Sim, as histórias em quadrinhos foram inventadas no Brasil. O italiano radicado no Brasil, Angelo Agostini, foi um artista engajado politicamente. Apoiava a libertação dos escravos e zombava dos mais conservadores de seu tempo em publicações consideradas provocativas. Em meio a suas charges políticas nasceu a linguagem das histórias em quadrinhos, para evoluir até a forma que conhecemos hoje.

Atualmente vários eventos celebram o Dia do Quadrinho Nacional, tornando janeiro um mês praticamente dedicado à 9ª Arte. Angelo Agostini é considerado o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado.

A página Lagarto Negro tem a intenção de divulgar e difundir as informações acima como forma de prestigiar o gênio e a criatividade deste artista brasileiro naturalizado, que se dedicou cada vez mais às histórias em quadrinhos no final de sua vida.