DEX Group entrevista Gabriel Rocha

30/12/14 - por Gabriel Rocha

No dia 5 de dezembro concedi uma entrevista para a DEX Group, uma empresa de marketing digital cediada em Niterói - RJ. A entrevista foi basicamente sobre o projeto A ORDEM. O jornalista Andre Ricardo permitiu que a entrevista fosse reproduzida na íntegra aqui na página do Lagarto Negro. Ao final segue o link para a matéria completa que saiu na página da DEX Group.

1 - Como surgiu a ideia de vocês se unirem e criar a Novel?
A ideia surgiu de uma iniciativa do Elenildo Lopez, autor do super-herói niteroiense Capitão R.E.D.. O Elenildo já vinha tentando estabelecer algo que ele batizou de Movimento DQB - Democracia ao Quadrinho Brasileiro, com o objetivo de reunir talentos em torno do interesse em comum por histórias em quadrinhos nacionais de qualidade. No final de agosto de 2014 ele me procurou e propôs sociedade em um projeto, que viria a se tornar A ORDEM, mas eu não pude me envolver completamente. Estou auxiliando na medida do possível, mas não firmamos a sociedade. Somos agora aproximadamente 20 autores trabalhando juntos para tentar levantar a bandeira do projeto A ORDEM, e estamos precisando de toda ajuda possível para angariar apoio para o projeto!

2- Qual é a principal barreira que os quadrinistas enfrentam no Brasil?
Os quadrinistas brasileiros são profissionais de muito talento e com renome e reconhecimento internacional. Infelizmente, no Brasil, o campo profissional é ainda restrito. O brasileiro não lê. Basicamente a barreira que eu reconheço é essa: a ausência do hábito de leitura. Digo isso com base no estudo encomendado ao IBOPE pelo Instituto Pró-Livro, que informa a diminuição do número de leitores em 7,4 milhões de pessoas durante o período de 2007 a 2012. Isso é terrível. É assustador. O Brasil precisa ler mais! Segundo o mestre em História, Leandro Carvalho, em artigo publicado no Canal do Educador, "o uso da história em quadrinhos na sala de aula se constitui como uma proposta didático-pedagógica que favorece o incentivo à leitura, transformando o aluno em sujeito crítico."

3 - Você poderia falar um pouco sobre a história de A Ordem?
A história está sendo desenvolvida com o auxílio do premiado roteirista Gian Danton, que escreveu "O Astronauta" para o álbum MSP+50, em comemoração aos 50 anos de carreira de Mauricio de Sousa. Os heróis brasileiros se unem contra uma ameaça em comum, um grande mal... espero que vençam! rsrsrsrs

4 - Vemos claramente uma referência ao universo Marvel, mas vocês se inspiram em outros estilos?
Não há uma referência ao universo Marvel. Respeito a editora norte-americana, sou fã e tudo mais, mas eles não inventaram o gênero dos super-heróis e apenas se beneficiam dele. Já haviam outros super-heróis norte americanos antes mesmo da Marvel surgir para morder uma parte do mercado do Superman, ou do Flash Gordon. Os heróis Marvel são personagens mais famosos e possuem hoje toda a estrutura da Disney para se manter sempre em evidência. Porém, alguns estudiosos sugerem que o gênero possa ter até surgido primeiro no Brasil. É o caso do personagem Homem de Borracha, publicado no ano de 1909 no número 180 da Revista Tico-Tico (não confundir com Plasticman - personagem norte-americano que surgiu mais de três décadas depois e acabou popularizado no Brasil como Homem-Borracha [!]). Ou o Dr. Alpha (criação de Oswaldo Silva), publicação do ano de 1905, também pela Revista Tico-Tico. Infelizmente no Brasil não se conserva a memória de suas criações, o que é sempre muito bom para a Marvel. ;)

5 - Como as pessoas podem ajudar o projeto?
É muito simples! Basta acessar a página da internet "http://www.catarse.me/pt/albumdqb" e clicar no botão verde que diz "APOIAR ESTE PROJETO", e então seguir os passos indicados para doar algum valor. O Catarse é uma ferramenta que possibilita o financiamento de projetos criativos e se mostrou ser o meio mais eficaz para esta empreitada. "Se o objetivo não for atingido, a gente devolve as contribuições para todos os Apoiadores e o Realizador do projeto não leva nada" - é assim que dita a regra do Catarse, e ela nos pareceu muito justa. Agradeço a oportunidade de divulgar esta iniciativa e a atenção que recebi de vocês! Peço apoio aos amigos de nossa querida Niterói para a realização desta nossa super História em Quadrinhos! Um grande abraço!


Leia a matéria na íntegra em: http://dexgroup.com.br/quadrinistas-se-unem-no-universo-virtual-para-lancar-novel-real/