Lagarto Negro em matéria no O GLOBO

03/01/15 - por Gabriel Rocha

"Complexo de vira-lata" - expressão criada pelo ex-editor de quadrinhos Nelson Rodrigues, que nos explica: "por 'complexo de vira-lata' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo". A obra e a carreira de Nelson Rodrigues certamente não se resume a isso, o assunto em pauta era o futebol, mas creio que o problema de certa forma já era patente desde os dias de Gregório de Matos.

Um jornal de grande circulação da magnitude do O Globo, dedicar um espaço de meia página de seu caderno Niterói, com destaque na capa chamando para a matéria em seu interior, é um fator de muita relevância. Um claro indicador de mudança. Uma mudança positiva, em sentido de apoio a produção nacional, sem o preconceito dos rótulos de gênero que perseguem a produção de quem ousa fazer histórias em quadrinhos de super-heróis brasileiros.

O mito de que o gênero pertence a um país estrangeiro, ou a essa ou aquela editora vai sendo aos poucos derrubado. Países como a Índia, o Japão e o México possuem seus próprios super-heróis nacionais sem o menor constrangimento. O melhor exemplo é o personagem Kaliman, que chegou a ter um bilhão de exemplares impressos ao longo de décadas de publicação, programas de rádio e até dois filmes com recorde de audiência no cinema mexicano.

A matéria do O Globo destaca o projeto de arrecadação de financiamento coletivo para a história em quadrinhos A ORDEM, que está sendo realizada via ferramenta da página do Catarse.com até dia 9 de janeiro. A divulgação positiva é por si só uma vitória que pode ser tratada como indício de um início da mudança de paradigmas.

Que o velho "complexo de vira-lata" sinta-se abalado! Destruí-lo por completo ainda é uma tarefa hercúlea para muitos anos de trabalho e esforço coletivo. Para tanto, a união entre produtores independentes é ainda fator crucial, pois a conquista de um a todos aproveita.


Leia a matéria do O Globo na íntegra em - http://oglobo.globo.com/rio/bairros/coletivo-busca-verba-para-lancar-super-herois-brasileiros-14936258
Conheça o projeto A ORDEM no Catarse - http://www.catarse.me/pt/albumdqb