Lagarto Negro - Super-Herói Brasileiro

Projeto Epopeia no Catarse

28/07/18 - por Gabriel Rocha

Houve uma época em que muitos autores, alguns que hoje vemos trabalhando profissionalmente no mercado americano, lançavam suas próprias edições de baixíssimas tiragens. Cada um buscava dar o melhor de si a cada número. As edições eram produzidas com fotocopiadoras, grampeadas a mão e distribuídas via Correios. Os autores mantinham contato por correspondência e trocavam informações sobre como ir adiante e progredir com suas publicações. Destes contatos nasceram alguns dos primeiros encontros de super-heróis brasileiros.

O projeto “Epopéia” é de 2001 e não foi a primeira reunião de heróis brasileiros a surgir, mas criou grande expectativa em relação ao seu tamanho. Elenilton Freitas e Marcos Franco, conseguiram reunir quarenta e seis personagens independentes nacionais em uma só aventura. O tamanho do projeto logo se tornou um problema e a iniciativa foi para a geladeira.

Após algumas tentativas de retorno do projeto, o editor André Carim assumiu as rédeas da produção da Epopeia em 2018. A história agora está dividida em oito tomos de vinte páginas cada. Já se passou tanto tempo que a grafia da palavra epopeia perdeu o acento. Neste meio tempo, as tecnologias de comunicação evoluíram muito e as redes sociais facilitaram o contato entre os autores envolvidos com o projeto.

A passagem do tempo parece ter feito bem ao projeto. Agora Epopeia busca apoio via financiamento coletivo. Clique aqui e veja a campanha na página do Catarse.


Epopeia

SINOPSE: No futuro, após a Quarta Guerra Mundial, um império monárquico comanda todo continente sul-americano. A meia irmã da imperatriz Sabine Kelmer inicia um golpe de Estado. Sabine é neta da Velta, e pretende voltar no tempo para matar a avó antes que Alena venha a existir. Os heróis estão divididos, alguns defendem Velta no presente, outros lutam por Sabine no futuro.